Não é surpresa que cidades em todo o mundo estejam crescendo rapidamente. Um recente relatório da ONU mostra que a população mundial está cada vez mais urbanizada. Atualmente mais 54% vive em áreas urbanas, uma proporção que deve aumentar para 66% em 2050. As projeções mostram que a urbanização associada ao crescimento da população mundial poderá trazer mais 2,5 milhões de pessoas para as ruas das cidades nos próximos 30 anos.

Todo crescimento urbano desordenado gera problemas sérios de ocupação do espaço urbano, principalmente impacto no transito da cidade.

E o que estamos fazendo para tornar esse crescimento ordenado e fluido? O Poder Público, urbanistas e especialistas em transporte acreditam que a única saída é tornar as cidades inteligentes o mais rápido possível.

Conheça algumas das soluções “inteligentes” que as principais cidades do mundo estão adotando para gerenciar o crescimento da população e as mudanças urbanas.

Mas para começar, vamos falar sobre o que torna uma cidade “inteligente”? Especialistas concordam que é a integração de vários fatores, como o controle do consumo de energia, a penetração de smartphones, a iluminação planejada, o uso de tecnologia para gerenciar os padrões de tráfego e oferecer novas possibilidades de deslocamento e o acesso dos cidadãos aos serviços municipais.

Cingapura é um exemplo brilhante de uma cidade inteligente. O uso da tecnologia para detectar os cidadãos que fumam em áreas não autorizadas e o serviço de banda larga de fibra de 10 Gigas que permite que os moradores baixem um filme HD de duas horas em 90 segundos, são duas iniciativas inteligentes.

Na Europa, tanto Barcelona quanto Londres são cidades inteligentes que envolvem os cidadãos em suas iniciativas. Uma recente preocupação com a seca levou os cidadãos do Barcelona a buscar uma solução através da implementação de um sistema de sensores de irrigação que analisa a chuva no solo, juntamente com previsão do tempo e modifica os irrigadores da cidade, com isso Barcelona conseguiu uma conservação inteligente da agua e espantou o fantasma da seca.

Em Londres, a tecnologia é usada para aliviar os engarrafamentos. Os semáforos respondem a favor dos ônibus para facilitar o transporte público, e há tecnologia inteligente disponível para todos os motoristas para alertá-los de qualquer congestionamento.

Falando sobre o congestionamento do tráfego, quando se trata de cidades inteligentes, a mobilidade urbana é um desafio constante para desenvolvedores e planejadores em todo o mundo. Para ser uma verdadeira cidade inteligente, o tráfego deve fluir.

Mobilidade Urbana

Medidas para aumentar a mobilidade urbana:

  1. Permitir que as pessoas tomem decisões a partir de informações recebidas sobre o transito da cidade, o que economiza tempo, energia e dinheiro.
  2. Reduzir o tempo de espera enquanto viaja dentro, e para a cidade.
  3. Otimizar o gerenciamento de frotas de ônibus, trens e helicópteros, além da programação de rotas inteligentes.
  4. Facilitar o deslocamento intermodal e a conexão de um modo de transporte para outro.

Muitas cidades inteligentes estão adotando algumas dessas coisas medidas.

Boston está usando tecnologia para otimizar rotas de ônibus escolares, o que não só reduz o tempo de viagem, como tirou de circulação 50 rotas desnecessárias e trouxe uma economia de  2 milhões de dólares por ano.

Na Coréia do Sul, os sistemas de transporte OLEV (tecnologia de veículos elétricos on-line) convertem os campos magnéticos para a energia elétrica.

O transporte de helicópteros também está sendo considerado uma das maneiras pelas quais as cidades inteligentes podem introduzir rotas alternativas e de redução de tráfego. Desenvolvedores Urbanos e de Tecnologia desenvolvem drones e carros elétricos para o futuro, mas o uso do helicóptero já pode ser uma saída imediata para o problema.

BOOKmyHELO nasceu com essa premissa de permitir que viajantes das cidades mais movimentadas do mundo, como Nova York, São Paulo e Los Angeles possam ter uma nova alternativa de se locomover nas cidades com velocidade e eficiência.

Baixe o aplicativo BOOKmyHELO agora e sinta a experiência de voar enquanto ajuda a aliviar o trânsito da sua cidade!

http://bookmyhelo.com